Aposentadoria na Pandemia

Foi na tarde ensolarada de oito de julho, Ilha de Santa Catarina.

No oitavo andar da prefeitura.

Recebi os papéis e assinei. E foi assim…

Confesso que saí de lá com lágrimas nos olhos…

Sem despedida, sem abraços, sem ao menos um muito obrigado!

Trinta anos dedicados ao magistério. Vinte e nove como professora da educação pública!

Passei por várias unidades educativas. Grandes companheiros de trabalho. Inúmeros educandos. Tantas Lutas!

Mesmo assim, não posso me queixar!

Eu tive meu direito à aposentadoria!

E daqui pra frente?

Com a retirada dos direitos dos trabalhadores, com um desgoverno voltado para a elite e não para o povo, necrófilo, de homens brancos e cruéis. “E agora José”?

Da vida de servidora pública ao povo de Desterro, o sentimento é de profunda GRATIDÃO!

Gratidão aos companheiros de trabalho das Unidades Educativas e Projetos da Prefeitura Municipal de Florianópolis por onde passei: Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal – Coqueiros (1991); Programa de Atendimento e Integração de Crianças e Adolescentes de Rua da Secretaria Municipal da Saúde e Desenvolvimento Social (1992); Programas da Secretaria Municipal da Saúde e Desenvolvimento Social: Casarão, Casa da Liberdade, CEC´s Itacorubi e Parque da Figueira (1993); Projeto Ginga Desterro pela Fundação Municipal de Esportes (1993 à 1996); Escola Básica Municipal Mâncio Costa – Ratones (1994 à 1999); Projeto “Alevanta Boi Brincá” – Ratones, Barra da Lagoa e Costa da Lagoa; (1995 e 1996); Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi – Barra da Lagoa (1999); Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa – Saco Grande (2000 e 2001); Creche Ana Spyros de Matos e NEI Tapera (2002); NEI Campeche (2003 e 2004); Creche Almirante Lucas e NEI Coqueiros (2005); Creche Dona Cota (2006 e 2010); NEI Coqueiros (2005 à 2010); Creche Júlia Maria Rodrigues (2011); NEI Coqueiros (2012 à 2014); Creche Júlia Maria Rodrigues (2015); NEI Coqueiros (2016 e 2018); Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil – NUFPAEI (2018); NEIM Coqueiros (2019); NEIM Coqueiros e NEIM Júlia Maria Rodrigues (2020); Projeto Capoeira na Rede (Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal (2006 à 2020).

Aos educandos e suas famílias, pelas relações pedagógicas e de afetos, gratidão pelo aprendizado constante!

À minha família que me acompanhou e me apoiou no meu trabalho como professora!

Agora dedicação exclusiva ao trabalho com a CAPOEIRA!

Vamos seguindo na Luta… Sempre em Frente!

Jô Capoeira

Julho de 2020

Alguns momentos…

5 pensamentos sobre “Aposentadoria na Pandemia

  1. Que história linda Jô. Que fotos expressivas. Não sei se estou preparado para uma aposentadoria. Sentimento forte
    Parabéns e um forte abraço do seu mano baiano

  2. Jo Capoeira , você é a pessoa mais íntegra q conheci,que trajetória linda de vida e vida profissional.Imagino como está este coração, transbordando orgulho e aquela sensação gostosa de dever cumprido e bemmmm cumpridos estes 30 anos de magistério.Jo você é e sempre foi admirável,pessoa especial demais.um grande abraço q darei pessoalmente depois dessa pandemia,mas sinta se desde já parabenizada doce amiga.

  3. Que depoimento lindo. A sensibilidade de uma cidadã em sua autonomia. Grande Axé para você Josinha. Que seu caminhar sempre seja guiado por essa luz e força.

  4. Camarada e mana Josinha.
    Que todos os braços te abracem.
    Das mães, dos pais, dos estudantes, dos pequenos e dos grandes. Todos. Te sintas envolvida. Aconchegada. Acompanhei tua jornada. Andantes por todos os cantos e recantos dessa cidade. Com sacolas, berimbau, pandeiro, caxixi e atabaque. Plantou sementes de capoeira, de verduras, de afeto e esperança. A educação no municipio foi passagem. Na roda da vida é permanente. E não tem aposentadoria. Fizestes o que canta a música: “vou aprender a ler para ensinar meus camaradas…”. Avante pois na escola da vida somos sempre aprendizes. Te amo. Danuza. Noite. 26. Agosto. 2020.

  5. Minha querida cunhada, desejo que usufries tudo que tens direito nesta nova etapa, aproveite tua aposentadoria fazendo o que te da mais prazer, a Capoeira.
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s