Um poeta da Capoeira chamado Macaô…

 

“Compreendo a Capoeira como um sistema completo de exercícios de crescimento psico-físico, uma oportunidade para o indivíduo exercitar o seu potencial criativo latente, adormecido pela automação do mundo moderno, através desta arte-luta de qualidade indiscutíveis, reflexo de aperfeiçoamento de um povo em sua ânsia de liberdade e amor a vida.”  Nagir Macaô

10 pensamentos sobre “Um poeta da Capoeira chamado Macaô…

    • Olá Fábio. Sei que tem um aluno do Macaô que dá aulas: Nininho. Infelizmente não tenho o contato dele, mas vou tentar conseguir. Tudo de bom e muito Axé!

  1. Olá, Jo. Fui aluna e amiga de Macaô. Fiquei muito feliz com a sua publicação e lembrança. Não foi só a capoeira que me transformou numa pessoa melhor, mas a riquíssima e prazerosa companhia com o grande mestre. Lembro com muitas saudades das nossas conversas e dos sábios conselhos dele. Após sua partida para outra dimensão, ao som dos berimbaus dos seus discípulos e amigos, não permaneci praticando capoeira. Afinal, como dizia Macaô, “Siga e chame apenas aquele que realmente mereça o nome de Mestre.”. Tenho alguns poucos poemas dele que ele me deu. Sem dúvida, a capoeira era mais completa tendo do outro lado alguém poeticamente inteligente. Valeu! Axé.

    • Olá camarada.
      Agradeço pelo seu comentário e depoimento! Minhas raízes na capoeira também vem do Macaô, pois sou aluna de Alemão, que aprendeu com ele esta nossa arte!
      Tenho mais alguns pensamentos dele para publicar…
      Tudo de bom e forte abraço!

  2. Olá
    Conheci o poeta Macaô na década de 1980, ele tinha uma publicação alternativa , o Centauro Sem Cabeça.
    Perdi o contato e acabei por encontrar esse site .
    Fiquei feliz por ter notícias, mesmo que virtuais.
    Os poemas de Macaô marcaram minha adolescência!
    Fico feliz por reencontrá-lo, mesmo que virtualmente.
    Abraços
    Kátia Maria Kalil

    • Olá Kátia:
      Eu tenho pouco material escrito do Macaô, que ainda serão publicadas neste blog.
      Estou contente por proporcionar para você boas lembranças!
      Se você ainda tiver o Centauro sem Cabeça, ficaria muito feliz em ter este material!
      Tudo de bom e abraço!
      Jô Capoeira

  3. Olá Moema, tudo certo! Ainda não consegui material sobre o Macaô. Quando for possível publicarei aqui. Você tem material para compartilhar?
    Abraço e tudo de bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s